segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Cápsula do Tempo - Variant 1970

Foto: Elcio Alves/AAN
"Há pouco mais de 47 anos a missão norte-americana Apolo 11 entrava para a história ao ser a única a levar astronautas para caminharem sobre a superfície da lua, e a retornarem em segurança. O evento foi transmitido ao vivo, e a imprensa mundial estava com os olhos voltados para o espaço. As descobertas dos três astronautas rendem até hoje muita curiosidade, e claro, saudosismo pelo importante feito do homem naquele momento.

Contar a passagem do homem na lua é comum, mas encontrar registros desse período em um improvável local, como numa espécie de cápsula do tempo, é algo curioso de presenciar, como no caso ocorrido com o campineiro Edvaldo da Silva Alves, de 50 anos, o Sanasinha.

A sua “cápsula”, descobriu o fotógrafo, era a charmosa Variant (linha Volkswagen 1600/TL) adquirida há pouco mais de 16 anos, e que durante pelo menos seis anos ficou encostada na garagem de casa, sem motor. O modelo do veículo é de 1970, ou seja, de pouco tempo após o lançamento da Apolo 11 à lua, em 1969. O “x” da história somente foi revelado recentemente, por acaso, quando Sanasinha resolveu trocar a forração das paredes internas da Variant. E quando retirou um dos tampões ao lado do banco traseiro, uma surpresa: enrolados em papel de seda, três jornais impressos, o desenho do projeto de um avião, aparentemente de guerra, e US$ 4,00 em moedas de 25 centavos, também enrolados em um pedaço de papel fino.

“Não imagino como esse material tenha parado aqui. Como o carro é de 1970, o primeiro dono talvez tenha colocado esse material para um dia alguém achar”, acredita o dono do veículo. O jornal The Evening Tribune foi guardado em duas edições, uma do dia 15 e outra de 16 de julho. Na manchete principal "Everything is go" (Tudo pronto). Já a publicação diária Today estampou a foto dos astronautas Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins, com a seguinte manchete: Godspeed Apolo 11 (Boa sorte Apollo 11).

Já as moedas, Sanasinha acredita que algumas possam ter sido colocadas alguns anos mais tarde, já que existem exemplares de dólares de 1983. E quanto ao projeto de um avião de guerra, a reportagem apurou, através dos números nas informações de rodapé da cartolina, que trata de um modelo Northrop P-61 Black Widow, sendo a primeira aeronave norte-americana operacional cuja missão principal era a de servir como interceptor noturno. Mais um mistério que aguçou a curiosidade para saber quem foi o primeiro dono da Variant.

“Já gastei R$ 4,5 mil com o motor, agora vou envelopar de preto e prata e colocar rodas com aro 17. Tenho outros dois carros, mas tenho paixão pela Variant”, disse.

O veículo foi comprado em Americana, na época, mas o atual dono não sabe dizer quantos proprietários o veículo teve. “Eu sei que agora ela foi ficar linda novamente”, finalizou."

Créditos: Gustavo Abdel
Fonte: Correio Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...