sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Siri: O Fusca salva vidas - Matéria ZH

Volkswagen todo vermelho foi apelidado carinhosamente de "Siri"
"Quando o bombeiro de Pelotas Leonel Estanislaw, 27 anos, chegou ao Litoral Norte para cumprir sua missão como guarda-vidas, estranhou um pouco quando disseram qual veículo faria o seu transporte entre o alojamento e a guarita de trabalho em uma lagoa de Cidreira: um Fusca com mais de duas décadas de uso.

Ao sair às ruas pela primeira vez com o "siri", como é carinhosamente apelidado pela guarnição o Volkswagen todo vermelho, com uma sirene de modelo antigo no topo, ficou duplamente surpreso: além de confiável para circular, o crustáceo rubro de quatro rodas chama a atenção dos veranistas por todo lugar onde passa — principalmente da criançada.

— O Fusca nunca nos deixou na mão, é bem ajeitado, e uma sensação entre o pessoal na praia. Toda hora pedem para tirar foto, até quando a gente está parado na sinaleira. A gente já anda mais devagar com ele, que é para deixar as pessoas olharem, curtirem e tirarem as fotos — conta o soldado Estanislaw, ao lado do colega Clímaco da Mota, 35 anos.

O guarda-vidas costuma colocar uma brincadeira em prática quando mais alguém se aproxima pedindo para fazer outra fotografia com uma das viaturas mais peculiares da Operação Golfinho:

— Só não usa o flash — pede, com ar sério.

— Por quê? — geralmente questiona o veranista.

— Para não arranhar a pintura — devolve o guarda-vidas, dando risada.

Fusca com mais de duas décadas de uso é a sensação em Cidreira
O automóvel ano 1995 pertence ao quartel-general de Osório, mas no momento é utilizado em Cidreira. Estacionado no chamado Cantinho da Lagoa, um balneário de água doce, já virou ponto de parada para as crianças, que pedem para olhar o veículo de perto.

Rafael dos Santos, 10 anos, e Mateus Felipe Ody, oito, olharam o carro por dentro e por fora. Mas gostaram mesmo quando puderam acionar por um segundinho a sirene da viatura.

— Mas que barulho alto — espantou-se Mateus, enquanto espiava o interior do siri de metal do litoral gaúcho."

O pequeno Mateus gostou de acionar a sirene da viatura
Veículo é utilizado pelos bombeiros no Litoral Norte
Fotos: Lauro Alves
Matéria: Agência RBS

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...